Descubra Seis Artes Incríveis e Mergulhe na Cultura Japonesa Agora!


Japão: Vivência em Artes
Viva um dia de imersão único e participe de 6 workshops on-line de Artes Japonesas: Kirigami, Mangá, Origami, Orinuno, Shodô e Washi-Ê. Além disso, uma palestra bônus com o antropólogo Victor Hugo Kebbe!

O Evento.

No próximo dia 3/10/2021, domingo, este Evento Online reunirá as principais referências em Artes Japonesas no Brasil. São professores, artistas e profissionais que transformaram suas áreas. Focado na cultura japonesa e em criatividade, o Japão: Vivência em Artes é perfeito para quem quer conhecer mais sobre a cultura e Arte do país do sol nascente e explorar novas perspectivas de beleza, forma e movimento.

Se estiver precisando de inspiração, atualizar-se ou, simplesmente, passar um dia delicioso e relaxante, imerso em Artes, este é o lugar certo para você!

Imagem
Imagem

Kirigami. Mangá. Origami. Orinuno. Shodô. Washi-ê.

Um Treinamento prático e um mergulho no mundo de cada uma destas 6 Artes Japonesas. O contato direto com cada Sensei (“professor”, em japonês). Vivenciar estes movimentos únicos em workshops online, mão na massa, para ampliar sua visão e conhecimento das Artes peculiares do Japão.

Confira a agenda de workshops no dia 3/10/2021.


Palestra Victor Hugo Kebbe

O Grupo de Mentoria é um grupo online, exclusivo, de pessoas Mentoradas diretamente pelo Victor. Cada participante é selecionado a dedo e o objetivo é ultrapassar a barreira dos 5 dígitos e alcançar os 6 ou múltiplos 6 dígitos de faturamento.
Imagem

Kirigami

Kirigami é uma arte com papel, que se transforma em desenhos e figuras, depois de dobrado e cortado (kiri = cortar; gami ou kami = papel). Esta arte de “recortar papéis”, unida ao origami tradicional, que não usa cola nem tesoura, fez surgir os cartões tridimensionais; também conhecida como origami arquitetônico, 3-D ou Pop-up architecture. Desenvolve a coordenação motora, o raciocínio lógico e funciona como uma verdadeira terapia. Pode ser utilizados na confecção de cartões comemorativos, convites, livros infantis, embalagens, displays e no que a imaginação nos permitir.

Mangá

Mangás são histórias em quadrinhos japonesas. Os mangás possuem características peculiares que os diferem dos quadrinhos do resto do mundo. Os desenhos são estilizados, com olhos grandes para demonstrar emoções e cabelos de formatos não-convencionais. Os roteiros são dinâmicos e baseados na linguagem cinematográfica, com textos curtos e valorização da dramatização. No Japão, as publicações de manga vão de infantis a quadrinhos de caráter adulto. Por esse motivo, os mangás recebem diversas classificações de acordo com o gênero e faixa etária.

Origami

Arte tradicional japonesa de dobrar papel, transformando-o em figuras de animais, flores, objetos utilitários e geométricos. O Origami ajuda como recurso educacional e terapêutico, no combate ao estresse e como excelente exercício de coordenação
motora fina, de atenção, de concentração, de memorização e de criatividade. É praticado tanto por crianças como por adultos.

Orinuno

Em japonês “ori” significa ”dobrar” e “nuno” significa “tecido”. São dobraduras feitas em tecido. Esta arte se utiliza dos princípios do milenar Origami só que, em vez de papel, sua base é o tecido. Com o tecido engomado sustenta-se as dobras. Sem costura e sem corte. Faz-se peças úteis para o dia a dia como uma carteira, uma bolsa, colares e pulseiras!

Shodô

Shodô ou Caligrafia com Pincel é uma arte milenar de escrever em um papel especial (washi é um exemplo), utilizando tinta preta apropriada (à base de carvão) e pinceis, transformando os
caracteres da escrita milenar oriental, os “kanjis”, em expressão artística. "Sho" significa caligrafia, escrita e "Dô" quer dizer caminho. Para os japoneses, a caligrafia tornou-se muito mais que um meio de comunicação. Ao longo da história do oriente, a escrita transformou-se em uma atividade artística, religiosa e até uma maneira de meditação.

Washi-Ê

Washi é um papel feito artesanalmente utilizando as fibras da planta “kozo”. O processo de preparação do washi garante a sua resistência à ação do tempo além de proporcionar beleza natural, transmitindo sensações de leveza, maciez e frescor.
O washi pode ser tingido, cortado, dobrado, curvado e torcido possibilitando a realização de obras do figurativo ao abstrato, até objetivos decorativos como lanternas, porta-corrediças, leques, luminárias, etc.
 
Na técnica do Washi-ê, esses papéis coloridos, de diferentes texturas e nuances, são rasgados, desfiados, sobrepostos, justapostos e colados. O resultado desse quebra-
cabeça de papéis são composições surpreendentes, de grande beleza plástica, que chegam a confundir olhares.
A técnica do Washi-ê requer capacidade de concentração, coordenação motora fina, atenção, disciplina e criatividade, para atingir o resultado artístico desejado.
Imagem

Materiais para os workshops

Para acompanhar cada um dos workshops das 6 artes japonesas, voccê verá uma lista de materiais em cada um dos módulos online (ao acessar a plataforma hotmart). Você também poderá comprar alguns destes materiais diretamente no site da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Clique aqui para adquirir os materiais no site da ACBJ.
João da SilvaVenha passar um Domingo leve e cheio de Artes e Cultura Japonesa!
Feito com
Logo da Klickpages